Páginas

domingo, 1 de janeiro de 2017

Prémio de excelência Irene Maria Ferreira Blayer

Irene Maria Ferreira Blayer nasceu na Vila das Velas, ilha de São Jorge, Açores. Emigrou para o Canadá em 1977.
É professora catedrática na Universidade de Brock, Ontário, Canadá.
Licenciada em Línguas Românicas, completou o mestrado em Linguística, com “minor” em Literatura Ibero-americana. Em 1992, doutorou-se em Linguística Românica, na Faculdade de Artes da Universidade de Toronto, com a dissertação subordinada ao tema “Aspects of the Vocalic System in the Speech of the Azores”.
Foi professora nas Universidades de Queen’s e de Toronto. Lecciona, desde 1995, na Universidade de Brock., tendo sido promovida a professora associada com agregação, em 1999, e a catedrática, em 2006.
Colabora em revistas científicas nacionais e internacionais, é membro do conselho editorial de várias publicações académicas e trabalha ainda como consultora para editoras universitárias. É, também, avaliadora de manuscritos académicos, de propostas para investigação científica e de candidaturas externas a agregações e promoções académicas.
Exerceu as funções de directora do programa de Línguas Modernas, é co-fundadora do Centro de Estudos Internacionais e responsável pela implementação das disciplinas de Português na Universidade de Brock.
Em 2001, foi eleita para o Senado da Universidade, onde tem representado a Faculdade de Humanidades.

É autora de vasta bibliografia sobre as suas áreas de estudo. As suas publicações incluem uma significativa selecção de ensaios académicos, presentes em revistas especializadas e livros.
Foi distinguida com o prémio de excelência profissional pela Federação dos Profissionais e Empresários Luso-Canadianos e com o Prémio COPA, por excelência académica pelo Congresso nacional Luso-Canadiano. Em 2009, recebeu a comenda de mérito profissional do Governo dos Açores.
É uma das autoras do blogue “Comunidades.” Participou em várias iniciativas promovidas pela Direcção Regional das Comunidades.

É conselheira do projecto da “Rede Prestige Azores".

Sem comentários:

Enviar um comentário