Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

José Christiano de Freitas Henrique Júnior o Açoriano que ganhou medalhas de ouro


José Christiano de Freitas Henrique Júnior nasceu em 1832, na ilha das Flores, Açores.
Em 1855, emigrou para o Brasil, fixando-se em Maceió, onde começou a trabalhar como fotógrafo. Algum tempo depois, Christiano Júnior, como ficou conhecido, mudou-se para o Rio de Janeiro para trabalhar com Fernando António de Miranda no Estúdio Photografia do Comércio. Entre 1866 e 1875, tornou-se sócio de Bernardo Pacheco, na firma Christiano Jr. & Pacheco. Naquela época, retratou pessoas de origem africana, escravas ou libertas, relevando as características faciais. Além destas actividades, o seu estúdio comercializava retratos em vidro, reproduções de gravuras, paisagens para estereoscópio, fotografias ampliadas sobre lenços, porcelana e marfins, cartões de visita para monarcas, militares, entre outros.

Em 1866, conquistou a medalha de bronze na Exposição Nacional do Rio de Janeiro. No final da década de 60, mudou-se para Buenos Aires, Argentina, onde manteve dois estúdios. Alguns anos depois, em 1871, conquistou as Medalhas de Ouro na Exposição Nacional de Córdoba e na Exposição Científica de Buenos Aires, em 1876. Ainda neste mesmo ano e, também, em 1877, publicou duas edições dos álbuns “Vistas e Costumbres de la Republica Argentina”.
Em finais de 1870, vendeu o seu estúdio e o seu arquivo de negativos fotográficos ao fotógrafo inglês Alexandro S. Witcomb.

Faleceu em Assunção, Paraguai, em 1902.

Sem comentários:

Enviar um comentário