Páginas

domingo, 8 de janeiro de 2017

Poeta, teratólogo e actor João Augusto Soares Brandão nasceu na ilha de São Miguel Açores

João Augusto Soares Brandão nasceu no dia 19 de Junho de 1844, na Lomba da Maia, ilha de São Miguel –Açores.
Poeta, teatrólogo e ator, ficou conhecido pelo nome artístico de “Brandão, o Popularíssimo”, sendo um dos actores populares mais destacados do panorama teatral brasileiro dos finais do século XIX e inícios do século XX.
Emigrou para o Brasil em 1855, quando tinha apenas 11 anos .Cinco anos mais tarde iniciou a sua carreira de actor, quando entrou para um grémio teatral amador. Começou depois a representar em vários teatros na cidade do Rio de Janeiro, até que foi contratado pela actriz e empresária Maria da Glória para fazer parte da sua companhia de teatro itinerante.
Durante cerca de três décadas percorreu os teatros das cidades e vilas do interior brasileiro. Em 1891, recebeu um convite para actuar na peça “Viagem ao Parnaso”, de Arthur Azevedo, apresentada no Teatro Apolo, no Rio de Janeiro. O sucesso da peça foi de tal ordem que se mudou, juntamente com a família, para a então capital brasileira.

Entre as suas peças de maior sucesso destacam-se “A Pera de Satanás”, de Eduardo Garrido, “Abacaxi", de Moreira Sampaio, “Tribofe”, de Arthur Azevedo, onde actuou com Francisco Vasques, outro notável actor comediante, “Rio Nu”, de Moreira Sampaio, “A Capital Federal”, de Arthur Azevedo, “Tim Tim por Tim Tim”, de Souza Bastos, O “Esfolado”, de Raul Pederneiras e Vicente Reis, “O Mambembe”, de Arthur Azevedo, e “A Última do Dudu”, de Raul Pederneiras.
Nos últimos anos da sua carreira, foi convidado para ser o ensaiador da Companhia de Teatro Trianon.

Faleceu no dia 16 de Novembro de 1921. A freguesia de Lomba da Maia prestou-lhe homenagem em 1983, com um monumento feito por um artista local.

Sem comentários:

Enviar um comentário