Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Actriz Lília Cabral de descendência Açoriana


Lília Cabral (Lília Cabral Bertolli Figueiredo), de descendência açoriana por parte da mãe, natural da ilha de S.Miguel –Açores e italiana pela via paterna, nasceu a 13 de Julho de 1955, em S. Paulo, Brasil.
Iniciou a sua carreira de actriz actuando, pela primeira vez, no teatro com a peça “Feliz Ano Novo”, baseada na obra de Marcelo Rubens Paiva.
Em 1981, estreou-se como actriz televisiva, com a telenovela “Os Adolescentes”, produzida pela Rede Bandeirantes.
Três anos depois, transferiu-se para a Rede Globo, onde permanece até à actualidade, para participar em “Corpo a Corpo”.
Em 1989, participou na telenovela de grande sucesso “Tieta” onde interpretou a personagem de Amorzinho.
Em 1995, participou em diversas séries como “História de Amor” e, em 1998, integrou o elenco de “Anjo Mau”.
No ano seguinte, protagonizou a personagem da mãe de Tati em “Malhação”.
Em 2000, desempenhou o papel de Ingrid em “Laços de Família”. Nos dois anos seguintes, participou em “Estrela Guia” e, posteriormente, em “Sabor da Paixão”. Já em 2003, deu vida à personagem da vilã cómica Bárbara em “Chocolate com Pimenta”.

Em 2007, participou em “Páginas da Vida” e, um ano depois, desempenhou o papel de Catarina em “A Favorita”. Por fim, no ano de 2009, entrou em “Diva” e, ainda no mesmo ano, desempenhou o papel da sensível mãe Teresa, na tão célebre telenovela “Viver a Vida”.
Além do vasto leque de telenovelas que fazem parte do seu trabalho também participou em diversas minisséries de grande sucesso, entre as quais “Dona Flor e seus Dois Maridos” em que encarnou a personagem de Violeta.
Em 1999, participou na afamada série brasileira “Malhação” e, em 2002, interpretou a personagem de Hera em “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Para além das minisséries, participou em variadíssimos programas especiais e em diversas peças de cinema.
O reconhecimento público da sua grande competência como actriz , fica demonstrado nos muitos prémios que lhe foram atribuídos:
- Em 2006, foi premiada com o Troféu Imprensa, para a categoria de Melhor Actriz, na telenovela “Páginas da Vida”;

- Em 2007, foi distinguida com os prémios APCA, “Prémio Contigo” e um Emmy para a categoria de Melhor Actriz, também em “Páginas da Vida”;
- Em 2008, venceu o Prémio “Qualidade Brasil”, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em “A Favorita”;
- Em 2010, venceu o Emmy, também na categoria de Melhor Actriz, na telenovela “Viver a Vida”.
 Em 2012 recebeu o Troféu Imprensa, “Melhores do Ano” e o “Prémio Contigo TV”, como Melhor Actriz, na telenovela “Fina Estampa”. A 20 de maio de 2012, foi convidada para entregar, em Portugal, um dos prémios da XVII Gala dos Globos de Ouro da estação de televisão SIC.

Sem comentários:

Enviar um comentário