Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Dr. Viriato Garrett médico, filantropo e cirurgião notável que tratou de muitos Açorianos


Médico e filantropo. Cirurgião notável, inovador e percursor, responsável pela introdução de novas técnicas cirúrgicas em Portugal.
Viriato Machado da Costa Garrett. Nasceu em Mafra e faleceu em Angra do Heroísmo. Estudou em Coimbra, onde fez estudos secundários e onde se licenciou em Medicina e Cirurgia. Chegou à ilha Terceira como militar, durante a II Guerra Mundial; aqui casou e fixou residência.
Embora cirurgião, empenhou-se no combate específico a diversas doenças, entre as quais as infantis, promoveu a vacinação e empenhou-se na difusão da medicina preventiva como medicina social.
Médico militar na Força Aérea, onde atingiu o posto de tenente-coronel, aproveitou os contactos que lhe eram proporcionados para trabalhar com médicos ingleses e americanos e adquirir novos conhecimentos e novas técnicas. A sua actividade havia de o conduzir da cirurgia geral à urológica, à cirurgia
ortopédica e traumatológica e à cirurgia plástica, para tratamento e enxerto de queimados, conhecimentos que usou no tratamento dos grandes feridos evacuados da guerra colonial.
Em Portugal, foi o primeiro médico a executar a artroplastia da anca e o enxerto ósseo posterior da tíbia.
Filantropo, operava gratuitamente sempre que os pacientes não tinham possibilidade de pagar e, trabalhador incansável, chegou a executar 450 operações num só ano, muitas das quais de longa duração.

Numa época em que os congressos médicos eram ainda pouco frequentados por portugueses, deslocava-se amiúde ao estrangeiro, para neles participar e actualizar conhecimentos.
Era membro activo das mais prestigiadas associações internacionais de cirurgiões.
Foi agraciado com diversas condecorações portuguesas e estrangeiras.
O seu espólio, constituído por documentação e fotografias, foi doado pela família à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário