Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

José Ávila Martins nasceu na ilha do Pico Açores e foi o responsável pela cartografia geológica do Estado da Índia

José Ávila Martins nasceu no dia 5 de Agosto de 1917, na freguesia de São João, Concelho das Lajes do Pico, ilha do Pico – Açores.
Destacou-se no campo da geologia e no seu ensino a nível universitário.
Frequentou os liceus da Horta e Angra do Heroísmo. Mais tarde, rumou para Coimbra, onde, em 1943 e 1945 obteve as licenciaturas em Farmácia e Ciências Geológicas. Após terminar a licenciatura em Ciências Geológicas, leccionou no ensino secundário durante quatro anos, tendo sido convidado, posteriormente, para assistente da secção de Ciências Geológicas da Faculdade de Ciências de Coimbra, cargo que deixou de exercer, após ter sido nomeado, em 1949, para o lugar de geólogo dos Serviços de Geologia e Minas de Angola.
Em Angola dirigiu e participou, durante seis anos, em diversas campanhas de prospecção geológica e mineira. Ao regressar a Portugal, ingressou nos quadros da Junta de Energia Nuclear. Durante oito anos, realizou trabalho de campo, chefiando uma brigada que efectuou levantamentos geológicos um pouco por todo o país.
Em 1960, ingressou na Junta de Investigações do Ultramar e durante três anos foi o responsável pela cartografia geológica do Estado da Índia. De regresso a Portugal, depois de alguns meses retido na Índia devido à invasão do território, José Ávila Martins apresentou as provas de doutoramento em Ciências Geológicas na Universidade de Lisboa.

Em 1963, rumou à Noruega onde permaneceu durante pouco mais de um ano, aprofundado os seus estudos de rochas graníticas e metamórficas anticas. De regresso a Portugal, ingressou, em 1964, na Faculdade de Ciências do Porto, onde progrediu na sua carreira académica, tendo permanecido nesta instituição durante 12 anos.
A 1 de Dezembro
de 1979, foi nomeado Professor Catedrático.
Três anos antes, em 1976, regressou ao Açores para trabalhar no recém-criado Instituto Universitário dos Açores, tendo sido o fundador do Departamento de Geociências.
Em 1983, foi convidado para Vice-Reitor e Director do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, cargos que desempenhou até à reforma, em 1987.

José Ávila Martins faleceu no dia 15 de Janeiro 1996.

Sem comentários:

Enviar um comentário