Páginas

terça-feira, 7 de março de 2017

Tancredo Almeida Neves com origens Açorianas

Tancredo Almeida Neves, descendente de austríacos e de açorianos oriundos da ilha Terceira -Açores, nasceu no dia 4 de Março de 1910, em São João Del-Rei, Minas Gerais - Brasil.
Começou os seus estudos em São João Del Rei, transferindo-se posteriormente para Belo Horizonte, Minas Gerais, onde concluiu o curso de Direito. Regressou depois à sua cidade, onde iniciou a sua carreira profissional e política.
A sua trajectória política começou pela militância no movimento estudantil do final dos anos 20, em Belo Horizonte. Passo a passo, ocupou os cargos de vereador, deputado estadual e federal, ministro, primeiro-ministro e governador, até ser eleito presidente da República, a 15 de Janeiro de 1985. Porém, dias antes de ser empossado faleceu, em São Paulo – Brasil, tendo sido sepultado no Cemitério da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em Minas Gerais.


Segundo a lei 7.465, o seu nome deve figurar em todas as galerias de presidentes do Brasil.
O seu arquivo encontra-se depositado no Cpdoc da Fundação Getúlio Vargas.
Em 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos", através de um concurso realizado pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), em parceria com a BBC Londres.


Sem comentários:

Enviar um comentário