Páginas

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Manuel Alves


Manuel Alves nasceu na Horta a 27 de Novembro de 1914.
Desde cedo mostrou curiosidade pelas coisas do mar, influenciado pelo seu pai, Simão Alves, que era Cabo do Mar e de quem herdou o nome pelo qual ficou conhecido toda a vida: Simão.

Aos 14 anos, iniciou-se nas fainas de limpeza e pequenos serviços nas lanchas que operavam no Porto da Horta, fazendo amizade com os tripulantes das embarcações.

Tirou a cédula marítima a 9 de Junho de 1931, passando a fazer parte da tripulação da Empresa Açoriana de Navegação e Pesca, conhecida como empresa dos "Lourenços", tendo sido 'aluno' do mais afamado dos mestres à altura, Guilherme Rodrigues Alberto, da Madalena do Pico.

Com carta de mestrança tirada em 1949, foi mestre efectivo da lancha "Calheta" e da maior lancha da Empresa de Lanchas do Pico (ELP), a "Espalamaca", até Julho de 1966, altura em que emigrou para os Estados Unidos da América.

Entre as diversas histórias de heroísmo e bravura de Mestre Simão, ficou na memória das gentes do Faial e do Pico um episódio ocorrido entre 12 e 13 de Janeiro de 1953, a bordo da lancha "Calheta", provocado por um violento temporal e que lhe valeu um louvor da Capitania do Porto da Horta.

A história do transporte marítimo de passageiros no arquipélago é fértil nestas aventuras, mas as protagonizadas por Mestre Simão destacam-se pela sua perícia, resistência física e mental, bem como pela sua coragem.

Mestre Simão faleceu em New Bedford, MA, em 29 de Dezembro de 1985.

Sem comentários:

Enviar um comentário