Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

António Rodrigues Ormonde


Diz-se que uma boa imagem vale por mil palavras. E o certo é que sempre tive o cuidado de escolher algo que, da melhor forma possível, ilustrasse o que vou escrevendo. No caso desta semana foi mesmo a imagem a motivar a crónica, que partiu de uma das muitas fotografias que fiz durante a recente pré-campanha eleitoral, no caso durante uma visita ao lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Angra. Propositadamente, tentei captar da melhor forma o rosto marcado e moreno de António Rodrigues Ormonde, bem conhecida figura da nossa praça, onde a alcunha de José “Greta” o popularizou além-arquipélago. Há uns dias, e folheando a última edição (da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, em 1999) do pitoresco livro “Filósofos da Rua”, do já falecido Augusto Gomes, constatei que dos visados na (muito) localizada prosa - e sendo que ainda “apanhei” o António “Bolacheiro” e o José Henrique “Ratinho”… -, apenas está vivo o referido “Greta”, com quem mantenho uma relação de cordialidade, que partiu de um episódio particular.

Em 1997 fui um dos elementos da comissão da tradicional Tourada dos Estudantes e, mandava a praxe, havia que oferecer um bilhete ao “nosso” José, como então percebi seria forma de o tratar. O próprio já se apercebera da repetida dádiva, pelo que a uns dias do Domingo Gordo nos abordou na carrinha do som que anunciava a garraiada. Quando dissemos que tínhamos um bilhete para ele, aproximou-se e, com aquele “quiebro” que também lhe apanha a voz, logo pediu “mais um para o sobrinho, e outro para a sobrinha…”, o que o presidente da comissão recusou, e a que eu reagi rasgando logo do bloco 4 ou 5 ingressos, que ofereci ao bom do José. Ele apenas disse (para o então presidente) “não gosto dele” e, virando-se para mim, “muito obrigado, e tudo de bom para ti”. Desde então, o respeito e o cumprimento ordeiro não mais deixaram de se fazer, e percebi que ali estava uma pessoa, sofrida na vida, mas com virtudes que fui conhecendo pelos anos.

Recordando o que escreveu Augusto Gomes, perante um “Greta” mais novo e de constituição musculada, que era “um indivíduo alto, na casa dos trinta, cabelo sal e pimenta, falar afeminado e andando com requebros andaluzes”, rapidamente se identifica o personagem, hoje marca habitual da nossa cidade, onde sempre foi pessoa querida e onde sempre se soube comportar. Das atitudes altruístas que lhe conhecemos, e àquela forma meio-atrevida de agir, penso que o José junta uma bondade que é mesmo dele, que transborda o “boneco” popular, e que hoje se adivinha num homem que andará em torno dos setenta anos e que faz parte do nosso trivial. E como são as figuras que fazem os sítios, achei por bem deixar-lhe esta lembrança, depois de lhe ter oferecido as referidas fotos, para as quais já pediu que lhe fizessem uma moldura…

Texto de Miguel de Sousa Azevedo


Sem comentários:

Enviar um comentário