Páginas

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Maria de Fátima Silva de Sequeira Dias

 Maria de Fátima Silva de Sequeira Dias.  Nasceu em São Miguel em 1958 e faleceu em 7 de Janeiro de 2013.

 Licenciou-se em História em 1981 na Universidade dos Açores, pós-graduou-se em História da Europa Contemporânea no Instituto de Estudos Europeus de Bruxelas, cursou o mestrado de Economia do Desenvolvimento na Universidade Livre de Bruxelas, doutorou-se na Universidade dos Açores.

 Foi aquela a sua casa profissional, onde desempenhou diversas funções: directora do curso de História, pró-Reitora para as Relações Universidade/Sociedade, Presidente do Conselho Científico e Presidente do Conselho do Departamento de Economia e Gestão.

 Professora do Ensino Superior, investigadora, autora de duas dezenas de monografias, Fátima Sequeira Dias teve uma vida intensa de serviço ao conhecimento de algumas facetas da história económica dos Açores, estudando e divulgando instituições e empresas como a Câmara de COMÉRCIO e Indústria de Ponta Delgada, o Ateneu Comercial de Ponta Delgada, a Casa Bensaúde, o Aeroporto de Ponta Delgada, a SATA, a Fábrica de Tabaco Micaelense, a SAAGA.

 Dedicou-se ainda ao estudo de Os Judeus nos Açores nos séculos XIX e XX, publicou o Dicionário Sentimental da Ilha de São Miguel e os 450 anos da Cidade de Ponta Delgada.

Sem comentários:

Enviar um comentário