Páginas

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Augusto de Athayde Soares d’Albergaria

Augusto de Athayde Soares d’Albergaria. Nasceu em São Miguel em 1941 e faleceu em 25 de Fevereiro de 2014.

 Licenciou – se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa com louvor e distinção, tendo sido convidado para Assistente da  cadeira de Direito Administrativo  na referida Faculdade.

 Integrou de 1970 a 1974 os governos  do Professor Doutor Marcelo Caetano, primeiro enquanto Subsecretário da Juventude e Desportos, depois como Secretário desse mesmo pelouro e por fim enquanto Secretário de Estado da Instrução e Cultura.

 Completou dois Mestrados, um em Direito e outro  em Administração e Empresas, e doutorou – se em Direito pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo – lhe sido reconhecida a equiparação ao grau de Doutor Livre Docente em Portugal.

 Desempenhou ainda as funções de Presidente de Conselhos de Administração de três instituições bancárias.

 Institui ainda a Fundação do Jardim José do Canto, em promoção e defesa da Cultura Açoriana, advogando que o Culto Regionalista é a via segura para o engrandecimento dos Açores.

 Foi agraciado com a Grã Cruz da Ordem de Cristo e com a Grã Cruz do Mérito Civil de Portugal, com a Grã Cruz de Honra e Devoção da Ordem Soberana  Militar de Malta e com a Comenda da Ordem do Rio Branco  do Brasil.

 Sócio da Academia das Ciências de Lisboa, distinguiu-se ainda pela autoria de diversas publicações nas áreas da História, do Direito, da Genealogia, destacando – se o seu livro de Memórias intitulado “Percurso Solitário”.

Sem comentários:

Enviar um comentário