Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Jorge Manuel Rosa de Medeiros

 Jorge Manuel Rosa de Medeiros, nasceu em São Miguel em 1954.

 Recebeu vários prémios enquanto estudante, licenciou-se em 1977 em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico e ingressou na Universidade dos Açores como assistente. Em 1986 doutorou-se em Ciências Químicas, Química Orgânica, em Mississippi State University nos E.U.A. e pós doutorou-se em Química dos Produtos Naturais, em Washington State University, em 2001.

 Tem desenvolvido actividade científica em várias áreas, em particular, na Química dos Produtos Naturais, incluindo a estrutura de compostos bioativos de plantas, organismos marinhos e microorganismos dos Açores, aplicações da energia geotérmica na produção de plantas com actividade biológica e avaliação do estado de eutrofização das lagoas dos Açores.

 Sobre estes temas tem publicado relatórios, artigos científicos e livros, e apresentado comunicações em encontros, seminários, simpósios e congressos ao nível nacional e internacional.

 Desempenhou as funções de Pró-Reitor de 2001 a 2002, Vice-Reitor de 2002 a 2011 e de Reitor da Universidade dos Açores de 2011 a 2014.

 É Professor Catedrático desde 2004, tendo regido diversas disciplinas e orientado teses de mestrado e doutoramento. Recebeu o prémio "Graduate Student of the Department of Chemistry, Mississippi State University" em 1982 e pertenceu a várias sociedades honoríficas.

Sem comentários:

Enviar um comentário