Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Poeta Marcolino Candeias


Nascido em Cinco Ribeiras (Ilha Terceira), em 1952. Residiu em Montreal (Canadá),onde exerceu as funções de Leitor de Português na Universidade de Montreal, onde além da língua ensinou Cultura Portuguesa e Brasileira.
É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas e bacharelado em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra. Exerceu a docência nas universidades dos Açores, de Coimbra e de Montreal (Canadá).
Foi Director da Casa da Cultura da Ilha Terceira , Director Regional da Cultura, Presidente do Gabinete da Zona Classificada de Angra do Heroísmo e Director da Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo.

Poeta, da Geração Glacial, que trouxe um grande contributo à produção literária nos Açores. Tido como uma das vozes marcantes da poesia açoriana, publicou dois livros de poesia e tem colaboração dispersa em publicações portuguesas e estrangeiras; tem alguns poemas traduzidos para inglês e eslovaco e está representado em variadas antologias poéticas nacionais e estrangeiras.

Faleceu neste 1 de Maio de 2016, na cidade de Angra do Heroísmo, o poeta Marcolino Candeias. Uma das vozes preciosas das Letras e da Cultura açoriana.

Sem comentários:

Enviar um comentário