Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Jornalista Mário Resendes

Jornalista, Mário Resendes (Mário Waddington Bettencourt Resendes) nasceu a 23 de Junho de 1952 em Ponta Delgada, ilha de S. Miguel – Açores.
Depois de cumprido o percurso liceal na sua cidade natal, ingressou no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras e, no quinto ano do curso de Económicas, partiu para Paris (1974) para fazer um curso de Jornalismo.
Iniciou-se como redactor estagiário no “Diário de Notícias”, em 1975, integrou a equipa fundadora do “Jornal Novo”, passou pela revista “Opção”, e regressou ao “Diário de Notícias”, em Novembro de 1976. Neste jornal, foi, sucessivamente, redactor de Política Nacional, editor do suplemento “Análise DN”, coordenador das sessões de Política Nacional, Economia e Trabalho, director-adjunto, director (1992-2004) e, finalmente, administrador. Foi comentador político na TSF e na SIC Notícias e leccionou na Escola Superior de Comunicação Empresarial.
Assumiu, ainda, a vice-presidência da Comissão Directiva Europeia da Associação de Jornalistas Europeus, a presidência da Assembleia-Geral da Secção Portuguesa e foi nomeado membro Conselho Consultivo dos Utilizadores (1994), pela Comissão Europeia.

À data do seu falecimento, 2 de Agosto de 2010, era provedor dos leitores do Diário de Notícias (desde 2007) e porta-voz do Movimento de Informação e Liberdade (desde 2008), com o objectivo de ser interlocutor em todos os processos de discussão de matérias de interesse para a classe dos jornalistas como a auto regulação e o acesso à profissão.
Foi galardoado, em 1933, com o Prémio Europeu de Jornalismo, atribuído pela Associação de Jornalistas Europeus.

Recebeu a Insígnia autonómica de reconhecimento (a título póstumo), pela Assembleia Legislativa Regional dos Açores, a 10 de Junho de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário