Páginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Darrell Kastin neto de Poetas e Jornalistas Açorianos

Darrell Kastin é um escritor norte-americano de ascendência açoriana e bielorrussa. Nasceu na cidade de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos da América, no dia 15 de F
Fevereiro de 1957. É neto, pelo lado materno, dos poetas e jornalistas açorianos Francisco e Josefina do Canto e Castro, que emigraram na década de 40, mas continuaram ligados à sua terra e cultura. A família tem raízes nas ilhas Terceira, Faial, Pico, S. Jorge e Corvo. O escritor é um frequente visitante dos Açores, passando parte do tempo em Santa Maria, ilha onde nasceu a sua mulher.
Romancista, contista, poeta, músico e compositor, Darrell Kastin dedica-se inteiramente à sua arte, muito influenciado pela cultura e música portuguesas e açorianas, mas não só. Tem contos publicados em várias revistas literárias norte-americanas incluindo “The Seattle Review”, “The Crescent Review”, “The Blue Mesa Review”, “The Windsor Review”, “Confrontation”, “Gávea-Brown”, entre outras. Em Portugal colabora com as revistas “NEO” e “Oficina de Poesia”. Em 2009 publicou o seu primeiro romance intitulado “The Undiscovered Island” que recebeu o prémio em Ficção Multicultural da agência IPPY Independent Publishers, em 2010. Presentemente este romance encontra-se esgotado. Em 2012 publicou a colectânea de contos “The Conjurer & Other Azorean Tales”, inspirados na mítica das ilhas, na sua vivência e contato com elas. Como compositor e músico, em 2007, lançou o CD de folk-rock “Lullabies for Sinners” de temas originais; em 2011 lançou o CD “Mar Português/Portuguese Sea”, um tributo a Fernando Pessoa e Florbela Espanca, musicando alguns dos seus poemas. O trabalho teve a colaboração vocal de Shawna Lenore, sua filha, e do maestro Pedro Barroso, também produtor do CD.

Independente, auto didata, estudou e viveu em diversos estados norte-americanos. Durante vários anos foi proprietário de uma livraria em S. Pedro, Califórnia. É um bibliófilo apaixonado e estudioso da História de Portugal e dos Açores.
Vive atualmente em Sacramento. Entre vários projetos, está a trabalhar em dois novos romances: “A Tale of the Azorean Nights”, que pode ser considerado como a continuação do primeiro, e um romance histórico intitulado “Inês de Castro: Queen After Death”. Encontra-se também a compor música para alguns poemas de Camões e Antero de Quental.


Sem comentários:

Enviar um comentário