Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Maria Teresa Paiva Weed


Neta de emigrantes oriundos da ilha de S. Miguel – Açores, Maria Teresa Paiva- Weed nasceu a 5 de Novembro de 1959, na cidade de Newport, no Estado de Rhode Island – EUA.
Frequentou o Rogers High School em Newport e obteve o bacharelato em artes no Providence College, em Providence. Na Catholic University Law School, em Washington DC, licenciou-se em direito.Exerceu a sua actividade no escritório de advogados “Moore, Virgadamo & Lynch Ltd”, até ao ano de 2009.
Foi eleita, pela primeira vez, para o Senado de Rhode Island em Janeiro de 1992, um dos estados norte americanos com maior presença de portugueses.
Em 2009, entrou para a história política daquele estado, por ter sido a primeira mulher a presidir ao Senado local, representando o Distrito 13, que compreende as cidades de Jamestown e Newport, a parte mais turística de RI. Já em 2004, fez história por ser a primeira mulher a liderar a maioria naquele organismo legislativo.

Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da Comissão do Poder Judiciário - 1997/2000. A sua acção foi fundamental na aprovação da legislação para a selecção dos juízes, através de um processo de mérito.
De 2000 a 2002, foi Vice-Presidente da Subcomissão das Finanças para a Segurança Pública e o Ambiente e, entre 2002 e 2004, foi Vice-Presidente da Comissão de Finanças, envolvendo-se em sensíveis negociações do orçamento do Estado e alteração de legislação vária, nomeadamente, o ato de Independência da Família e a legislação e reestruturação dos Fundos de Compensação da vítima.
Anteriormente à sua eleição para o Senado, foi presidente da Comissão de Habitação, em Newport.

É membro do Comité do Partido Democrata da cidade de Newport desde 1988.
A partir do segundo mandato, integrou a Comissão sobre a Selecção Judicial do Senado, a Comissão de Derrames de Óleo do Senado, a Comissão de Investimentos de Rhode Island, a “Blue Ribbon Task Force”, de RI, a Comissão Judicial de Mandatos e Disciplina de RI, a Comissão Examinatória, que foi criada para avaliar o Tribunal de Julgamento Administrativo, a Comissão de Justiça Juvenil do Governador e a Comissão Seleccionadora do Senado sobre Agências “Quasi” Públicas.
Como Presidente do Senado foi reconhecida pelo Conselho do Governador sobre Deficiências, Conselho do Governador sobre o Turismo, a Associação Nacional de Trabalhadores Sociais, o Centro Para a Política e Advocacia Latino-Americanos, a Associação Nacional Para o Avanço das Pessoas de Cor (NACCP) do Newport County, United Way, Conselho da Comunidade Mental e Centros de Saúde de Rhode Island, o Embaixador do Turismo e Hospitalidade de Rhode Island, o Club de Mulheres Profissionais e de Negócios de Jamestown e Newport.
Em Junho de 2011, foi condecorada pelo Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito.
Residente em Newport, foi reeleita a 6 de Novembro
de 2012, para Presidente do Senado.

Sem comentários:

Enviar um comentário