Páginas

sábado, 12 de dezembro de 2015

Laurinda Andrade Foi editora e directora da edição, semanal, do Jornal “Tribuna”, de Newark, em New Jersey.


Laurinda Andrade (Laurinda C. Andrade) nasceu em 1899, na ilha Terceira-Açores.
Emigrou com 18 anos, para os Estados Unidos da América.

Formou-se na Pembroke College of Brown University, em Providence, Rhode Island.
Foi editora e directora da edição, semanal, do Jornal “Tribuna”, de Newark, em New Jersey.
Em 1942, regressou a New Bedford para introduzir o ensino da língua portuguesa na escola secundária da referida cidade. Lecionou inglês e francês e encontrou muita resistência à introdução da língua e cultura portuguesas. Após uma luta considerável, foi criado, em 1955, o primeiro departamento de língua portuguesa, no colégio da cidade de New Bedford.
Em 1944, com a colaboração do proprietário e director do “Diário de Noticias” fundou a Portuguese Educational Society, em New Bedford, para promover o intercâmbio cultural entre os EUA, Portugal e Brasil.

Em 1948, fez o mestrado, no departamento espanhol da Columbia University, em New York, concentrando-se no grande escritor brasileiro Luiz António Machado de Assis.
Em 1950, foi convidada a assistir ao primeiro Colóquio Luso-Brasileiro, realizado na biblioteca do Congresso.
Em 1966, apresentou a sua autobiografia, tendo a mesma sido publicada em 1968. Esta encontra-se entre as colecções da biblioteca do Congresso.
Em 1971, e após a aposentação de Laurinda Andrade, a língua portuguesa era leccionada em quatro escolas públicas de New Bedford. Cerca de 300 pessoas, com apelidos portugueses, frequentavam esta escola.

Faleceu em Setembro de 1980, com 80 anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário