Páginas

sábado, 19 de dezembro de 2015

Fafá de Belém de origem Açoriana


Fafá de Belém, nome artístico de Maria de Fátima Palha de Figueiredo, nasceu a 9 de Agosto de 1956, em Belém, no estado do Pará, Brasil. Esta artista, de descendência açoriana, sempre gostou de cantar, tendo iniciado a sua carreira ainda adolescente. É considerada um símbolo da música brasileira e detentora de uma das mais poderosas vozes do Brasil. A sua música extravasa a geografia do seu país e emociona, há mais de três décadas, multidões pelo mundo fora.
Sendo uma das artistas com maior expressão de vendas de discos no mercado nacional, conquistou o estatuto de estrela na canção popular brasileira.
Em 1973, conheceu o baiano Roberto Santana, produtor do grupo “Quinteto Violado” e músico da “Polygram”, que a aconselhou a investir na carreira fonográfica. Incentivada por este, apresentou-se em alguns lugares do Rio de Janeiro, S. Salvador e Belém.
Em 1973, estreou-se como cantora profissional no teatro principal de Belém, “Theatro da Paz”. Foi fortemente influenciada por cantores consagrados da MPB como Maysa, Roberto Carlos, Cauby Peixoto e pelos grupos Jovem Guarda e Beatles, além de outros géneros, como jazz, música clássica, e os grandes ídolos da rádio.
O amplo leque de sua formação musical está reflectido na selecção do seu repertório, pelo que gravou vários géneros musicais, nomeadamente, música regional, pérolas do cancioneiro popular, como “Que Queres Tu De Mim”, de Evaldo Gouveia e Jair Amorim, ou “Você Vai Gostar” (Casinha Branca), de Elpídio dos Santos. Rock, boleros, ritmos caribenhos, guarânias, afoxé, lambadas, sambas-canções, composições dos grandes nomes da música popular brasileira, marcha-rancho, sertanejo, e muitos outros ritmos. Refira-se ainda a polémica apresentação que a musa das directas deu ao Hino Nacional, contestada pela justiça e ovacionada pela plateia, cada vez mais numerosa nos seus espectáculos.
Em 1976, lançou o primeiro LP, intitulado “Tamba Taja” e o álbum “Água” em 1977, que atingiu cerca de 95 mil cópias vendidas.

Em 1979, apresentou o seu maior sucesso com a música " (Chico Buarque), que integrou o reportório de um dos melhores discos da sua carreira – “Estrela”.
O seu trabalho mais recente foi a edição de um CD/DVD gravado ao vivo, em 2007, e lançado pela gravadora EMI – única multinacional que ainda não havia editado qualquer trabalho da artista.
Também aceitou o desafio de ser actriz e encarnou a personagem Ana Luz, na telenovela da Rede Record “Caminhos do Coração”, do autor Tiago Santiago.
Participou no especial “Mulher 80”, da Rede Globo.
A convite do Governo dos Açores, esta açordescendente, atuou em S. Miguel, representando a comunidade açoriana no Brasil.

Recentemente foi-lhe atribuída a “Medalha de Mérito Turístico 2011”, pela promoção de Portugal como destino turístico no mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário