Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Solar dos Tiagos na ilha de São Jorge Açores

 


O Solar dos Tiagos edificado na localidade de Vila do Topo, concelho da Calheta, ilha de São Jorge, arquipélago dos Açores, e trata-se de um imóvel oitocentista classificado como de interesse público.


Este solar foi um dos mais característicos exemplares da arquitectura senhorial da ilha de São Jorge. Segundo os historiadores este edifício foi construído pelo último capitão-mor do Topo, Tiago Gregório Homem da Costa Noronha parente próximo do 7.º Capitão Mór do Topo, António da Silveira Ávila, nos meados do século XVIII finais do século XIX.


Esta construção apresentava-se edificada em sólidas cantarias e era dotada, além da habitação propriamente dita, de uma quinta anexa e uma capela. Atualmente encontra-se em ruínas e a aguardar o respetivo restauro.

Na capela anexa ao solar e bastante mais antiga que este, encontra-se sepultado o aventuroso flamengo, Willem van der Haegen ou Willem De Kersemakere, que ficou conhecido na História dos Açores como Guilherme da Silveira, e que é hoje o tronco da numerosa família Silveira de São Jorge.


Tiago Gregório Homem da Costa Noronha, de seu nome completo,  nasceu na Sé, Angra do Heroísmo, ilha Terceira, 8 de Julho de 1799  e faleceu no  Topo, ilha de São Jorge, 20 de Fevereiro de 1885.  Foi um político e militar português provinha de antigas famílias com origem nobre da cidade de Angra do Heroísmo. Foi capitão do Exército português.

Foi filho de Pedro Homem Pimentel de Noronha casado com D. Ana Vitorina Narciso Machado e Ávila.

Casou com D. Rosa Vicência de Simas  ( 30 de Março de 1755 - 15 de Setembro de 1831) de quem teve:


José Augusto Homem de Noronha, (Topo, ilha de São Jorge, Açores, Portugal, 1827 – 8 de Março de 1893 Topo, ilha de São Jorge, Açores, Portugal) e que foi casado com D. Maria Josefa da Silveira Moniz.



Sem comentários:

Enviar um comentário