Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Igreja da Misericórdia na cidade de Angra do Heroísmo




O primeiro capitão do donatário de Angra, João Vaz Corte-Real, e demais confrades da irmandade do Espírito Santo instituíram por compromisso, a 15 de Março de 1492, na então vila de Angra, o primeiro hospital dos Açores. Destinava-se não apenas ao tratamento dos pobres e desvalidos, mas também dos enfermos enfraquecidos pelas longas viagens marítimas.

Situava-se na Ermida de Santo Espírito, vizinha à atual Igreja da Misericórdia, junto aos portões do mar no Pátio da Alfândega, que comunicavam com o cais por uma pequena rampa.


Pouco depois, em 1498, a confraria foi absorvida pela Casa da Misericórdia que, no compromisso fundacional tinha tinha consignada a construção de uma pequena igreja, adaptada à morfologia das ruas Direita e de Santo Espírito. O templo assim erguido apresentava fachada de três portas, encimadas por um óculo, voltada para a rua Direita, numa orientação Ocidente-Oriente, com largura maior do que o comprimento. Comunicava-se com o hospital por um passadiço elevado sobre a rua de Santo Espírito, detalhes que podem ser confirmados pela observação da carta de Jan Huygen van Linschoten (1595).

O atual templo data do século XVIII, tendo a sua pedra fundamental sido lançada em 21 de Outubro de 1728, pelo Bispo de Angra, D. Manuel Álvares da Costa. As obras prolongaram-se por quase duas décadas, sendo consagrada em 4 de Junho de 1746, pelo Vigário-geral Manuel dos Santos Rolim (SANTOS, 1904).


No século XVIII esta igreja abrigava a Ordem de Nossa Senhora do Carmo, com a respectiva imagem, em virtude de contrato firmado em 22 de Fevereiro de 1766 com a Mesa da Misericórdia. A 17 de Março de 1804, esta foi transferida para a Igreja do Colégio de Angra, após despacho favorável da Junta da Fazenda, na pessoa do general conde de Almada, datado de 12 do mesmo mês, e concessão do bispo D. José Pegado de Azevedo (SANTOS, 1904).

No século XIX transferiu-se o hospital para o Convento das Concepcionistas, à Guarita.

O templo pertence atualmente à Santa Casa de Misericórdia de Angra do Heroísmo.



Sem comentários:

Enviar um comentário