Páginas

domingo, 9 de agosto de 2020

O navegador Português que morreu na cidade de Angra do Heroísmo ilha Terceira Açores

 



Paulo da Gama  nasceu em Olivença, c. 1465  e  faleceu em  Angra do Heroísmo ilha Terceira Açores em Junho de 1499. Foi um navegador português.

Irmão mais velho de Vasco da Gama, comandou a nau São Rafael quando acompanhava o seu mais novo irmão na descoberta do caminho marítimo para a Índia, mas veio a morrer no fim da viagem de regresso e foi sepultado na ilha Terceira, nos Açores, na Igreja de Nossa Senhora da Guia do Convento de São Francisco de Angra do Heroísmo.

Viveu na Quinta da Fidalga ou no Vale do Grou em Arrentela, em frente da Baía do Seixal, o que lhe terá permitido assistir à construção de caravelas.

A nau São Rafael, sob o comando de Paulo da Gama, foi queimada na viagem de regresso, por não se encontrar em condições de navegabilidade.


A nau São Rafael foi construída pelo mesmo estaleiro e ao mesmo tempo para o mesmo fim da nau São Gabriel e as suas dimensões eram semelhantes.

Durante a primeira viagem à índia Paulo da Gama, irmão de Vasco da Gama, foi o capitão, faziam parte da tripulação João de Coimbra o piloto, e João de Sá o escrivão.

A nau São Rafael foi queimada ao largo de Mombaça, no local que ficou conhecido por baixos de São Rafael.


Sem comentários:

Enviar um comentário