Páginas

terça-feira, 18 de agosto de 2020

João de Ávila (cavaleiro)

 

João de Ávila  nasceu em Angra do  Heroísmo a 26 de Abril de 1596  e faleceu em  Angra a 18 de Junho de 1684. Foi um militar, capitão de ordenanças de Angra e cavaleiro da Ordem de Cristo, feitor da alfândega de Angra, lugar que desempenhou brilhantemente, como o comprovam vários documentos, entre os quais existe uma carta da rainha regente. Foi exonerado deste cargo, a seu pedido, em 21 de Janeiro de 1666.

Foi-lhe concedida a mercê do foro de fidalgo, por alvará de 15 de Junho de 1665. Neste alvará estão minuciosamente relatados os memoráveis serviços deste conhecido terceirense, que honrou a pátria, com risco de morte e valioso sacrifício de muitos dos seus bens. Teve carta de brasão de armas datada de 10 de Junho de 1647.


Em 1665 instituiu a Ermida de São João de Deus, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira e também a ermida de Santo Isidro. Foi padroeiro do convento de Santo António dos Capuchos de Angra do Heroísmo, cuja primeira pedra da igreja desse mesmo convento foi lançada em 9 de Março de 1643.

Faleceu com 88 anos, e jaz sepultado no seu jazigo, sob a capela-mor do referido convento


Sem comentários:

Enviar um comentário