Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2018

Igreja da Misericórdia


A Igreja da Misericórdia localiza-se no Pátio da Alfândega, na confluência das ruas Direita e do Santo Espírito, no Centro Histórico de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, nos Açores.
Está implantada no local onde foi fundado o primeiro hospital do arquipélago, por compromisso da Confraria do Santo Espírito, datado de 15 de Março de 1492. Um de seus fundadores foi João Vaz Corte Real, capitão do donatário de Angra e descobridor da Terra Nova.
A primeira edificação da Misericórdia encontra-se descrita na carta de Jan Huygen van Linschoten, com uma orientação Oriente-Ocidente, ligada ao edifício do Hospital na Rua do Santo Espírito, por uma ponte que passa sobre esta. Um relato do século XVI descreve a antiga Igreja da Misericórdia como localizada "...À saída do cais da cidade, frente à Porta do Mar...".

O atual templo data do século XVIII, tendo a sua pedra fundamental sido lançada em 21 de Outubro de 1728, pelo Bispo de Angra, D. Manuel Álvares da Costa. As obras prolongaram-se por quase duas décadas, sendo consagrada em 4 de Junho de 1746, pelo Vigário-geral Manuel dos Santos Rolim (SANTOS, 1904).

No século XVIII esta igreja abrigava a Ordem de Nossa Senhora do Carmo, com a respectiva imagem, em virtude de contrato firmado em 22 de Fevereiro de 1766 com a Mesa da Misericórdia. A 17 de Março de 1804, esta foi transferida para a Igreja do Colégio de Angra, após despacho favorável da Junta da Fazenda, na pessoa do general conde de Almada, datado de 12 do mesmo mês, e concessão do bispo D. José Pegado de Azevedo (SANTOS, 1904).

No século XIX transferiu-se o hospital para o Convento das Concepcionistas, à Guarita.

O templo pertence actualmente
à Santa Casa de Misericórdia de Angra do Heroísmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário