Páginas

sábado, 3 de junho de 2017

Vitorino Nemésio - Se bem me lembro


Ficcionista, poeta, cronista, ensaísta, biógrafo, historiador da literatura e da cultura, jornalista, investigador, epistológrafo e comunicador televisivo, Vitorino Nemésio (Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva), nascido na Praia da Vitória, ilha Terceira -Açores, a 19 de Dezembro de 1901, foi um escritor e intelectual que se destacou como romancista, tendo sido autor de uma das obras-primas da literatura portuguesa - “Mau Tempo no Canal”. Foi docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Em 1919, ingressou no serviço militar, como voluntário na armada de Infantaria, facto que lhe proporcionou a primeira viagem para fora do Arquipélago. Concluiu o liceu em Coimbra e inscreveu-se na Faculdade de Direito, daquela Universidade trocando mais tarde esse curso pelo de Ciências Histórico Filosóficas, da Faculdade de Letras daquele estabelecimento de ensino e, em 1925, matriculou-se no curso de Filologia Romântica.
Em 1930, transferiu-se para a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, acabando por se licenciar em Filologia Românica (1931). 
Nesta faculdade teve uma carreira docente notável, que o levou a decano e director daquela instituição. Ensinou também em universidades estrangeiras (Montpeleier, Bruxelas) e, como conferencista, em quase toda a Europa e no Brasil, de cuja literatura e cultura muito se ocupou (são exemplos "O Campo de São Paulo", 1954; e "O Segredo de Ouro Preto", 1954).

A 12 de Setembro de 1971, atingindo o limite legal de idade para o exercício de funções públicas, proferiu a sua última lição na Faculdade de letras de Lisboa, onde ensinara durante quase quatro décadas.
Foi autor e apresentador do programa televisivo “Se Bem me Lembro”, que muito contribuiu para popularizar a sua figura e dirigiu o jornal “O Dia”, entre 11 de Dezembro de 1975 a 25 de Outubro de 1976.
Foi um dos grandes escritores portugueses do século XX, tendo sido agraciado, em 1944, com o Prémio Ricardo Malheiros, em 1965, com o Prémio Nacional da Literatura e, em 1974, com o Prémio Montaigne.

Faleceu a 20 de fevereiro de 1978, em Lisboa.

A 17 de Dezembro de 1994, aquando das comemorações do 50º. Aniversário da publicação do romance “Mau Tempo do Canal”, foi inaugurado, pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, o busto de Vitorino Nemésio, fundido em bronze e da autoria do escultor Álvaro Raposo de França, localizado, naquela cidade, em frente à Casa das Tias de Vitorino Nemésio.

Sem comentários:

Enviar um comentário