Páginas

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Manuel Machado

Manuel Machado (Manuel Machado Godinho Jr.) nasceu a 7 de Julho de 1932, nas Lajes, Ilha Terceira – Açores, onde iniciou os seus estudos. Foi funcionário da Força Aérea Portuguesa, nos Açores e, posteriormente, em Lisboa, entre 1947 e 1963, data em que decidiu partir para o estrangeiro.
Viveu largos anos em França, na Inglaterra e na Noruega, executando aquilo a que chama múltiplos trabalhos rasteiros e indiferenciados , mas que lhe permitiram frequentar estudos de psicologia étnica e social na École de Hautes Études, em Paris, e trabalhar como funcionário da Biblioteca da Universidade de Oslo, em 1982.
É membro individual da Associação Norueguesa de Escritores e do Centro Norueguês de Escritores. É colaborador de jornais e revistas designadamente da Diáspora portuguesa.
Recebeu o Prémio do "Conto" no concurso organizado, em 1989, pela Secretaria de Estado da Emigração e das Comunidades Portuguesas. Colabora, com alguma frequência, na imprensa literária dos Açores e está representado em diversas antologias de autores nas línguas portuguesa e norueguesa, com “Roser e Snö” (Rosas na Neve) e “Et Dusin Trekkfugler” (Uma Dúzia de Aves de Arribação), publicadas em Oslo, em 1988 e 1990, respectivamente

.

Sem comentários:

Enviar um comentário