Páginas

terça-feira, 9 de maio de 2017

Joaquim Rafael Rost Ávila Martins professor no Departamento de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Michigan


Joaquim Rafael Rost Ávila Martins, descendente de açorianos oriundos da ilha do Pico – Açores, pelo lado paterno, nasceu no dia 17 de maio de 1972, na cidade do Porto. É professor no Departamento de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos da América e responsável pelo Laboratório MDO (Multidisciplinary Design Optimization) desta instituição de ensino.
Em 1976, foi viver com os pais para a ilha do Faial - Açores. Em 1990, emigrou para a Noruega e ingressou na Universidade de Oslo. No ano seguinte, rumou a Inglaterra, onde concluiu a licenciatura em Engenharia Aeronáutica no Imperial College of London (1995) e lhe foi atribuído o British Aerospace Award.
Após terminar o curso, regressou à Noruega onde cumpriu o serviço militar obrigatório. Nos Verões de 1992, 93 e 94 trabalhou em Seattle (EUA), Macau e Mato Grosso do Sul (Brasil). Em 1997, concluiu o mestrado e em 2002, o doutoramento em Engenharia Aeroespacial, pela Universidade de Stanford – EUA. A sua tese de doutoramento foi considerada a melhor do Departamento de Aeronáutica e Astronáutica, o que lhe valeu a atribuição do prémio Ballhaus.
As suas investigações e pesquisas incidem sobre o desenvolvimento e aplicação de metodologias MDO para projetos de aeronaves.
Antes de ingressar na Universidade de Michigan, foi professor e chefe de investigação na área da Optimização Multidisciplinar, no Instituto de Estudos Aeroespaciais, da Universidade de Toronto, no Canadá.
Em 2002 e 2006, venceu o Best Paper Award, atribuído na Multidisciplinary Analysis and Optimization Conference, do American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA).
É membro do Comité Técnico do AIAA MDO. Em 2008, foi vice-presidente técnico da AIAA Multidisciplinary Analysis and Optimization Conference.
Ao longo da sua carreira, tem proferido diversas palestras, destacando-se, em 2007, o International Fórum on Aeroelasticity and Strutural Dynamics e, em 2010, a Aircraft Structural Design Conference, nas quais foi o orador principal.

Sem comentários:

Enviar um comentário