Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Arquimínio Rodrigues da Costa

D. Arquimínio Rodrigues da Costa, nasceu a 8 de Julho de 1924, em São Mateus, ilha do Pico - Açores. Concluídos os estudos primários, partiu para Macau, em 1938, juntamente com outros dois jovens na companhia de Monsenhor José Machado Lourenço, missionário no Extremo Oriente. Entrou no seminário de S. José, onde efectuou, com distinção, os estudos eclesiásticos e completou a disciplina de teologia, em Junho de 1949.
Enquanto estudante, revelou óptimas qualidades. Inteligente e virtuoso, foi nomeado professor, antes da sua ordenação presbiteral, que se efectivou pouco tempo depois, a 6 de Outubro de 1949. No seminário, exerceu a prefeitura de disciplina, desde 1949 até 1953 e foi reitor interino daquele estabelecimento de ensino.

Em 1956, passou um período de férias na ilha do Pico. Em 1957, partiu para Roma onde, na Pontifícia Universidade Gregoriana, tirou a licenciatura em direito canónico. De novo em Macau, retomou as suas funções de prefeito de disciplina sendo, então, nomeado professor do seminário. Em Agosto de 1961, foi reitor interino, passando a efectivo, em Novembro seguinte.
Por motivo da ausência do prelado diocesano de Macau, durante o Concílio Vaticano II, foi nomeado governador do bispado, a 29 de Agosto de 1963 e depois em 1965. Em 1968/69, leccionou no seminário Aberdeen, em Hong Kong, as disciplinas de filosofia e latim, sendo ali nomeado prefeito de Estudos do Curso Filosófico. Professor competentíssimo, sacerdote cheio de humildade, era tido como poliglota com destaque para a língua chinesa que fala e prega fluentemente.
Eleito pelo cabido vigário capitular da diocese, a 14 de Junho de 1973, viu-se elevado à dignidade episcopal, em 1976, sendo nomeado finalmente pelo Santo Padre Paulo VI, bispo de Macau. A sua sagração decorreu na catedral macaense, no dia da anunciação, 25 de Março daquele ano.
Viu o seu pedido de resignação à Diocese de Macau aceite pela Santa Sé, a 6 de Outubro de 1988, e, desde Janeiro de 1989, fixou residência na sua terra natal, colaborando em todas as actividades pastorais, para as quais é solicitado, com grande espírito de humildade e de serviço.

 A 10 de Junho de 1984, foi agraciado, pelo Governo português, com o grau de Grande-Oficial da Ordem de Mérito; em 1986, recebeu da Universidade da Ásia Oriental de Macau, o título de Doutor Honoris Causa em Filosofia; a 7 de Novembro de 1988, foi condecorado com o grau de Grã-Cruz da Ordem de Mérito, pelo Presidente da República e, em Junho de 2012, foi-lhe atribuída a insígnia Autonómica de Reconhecimento, pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Foi inaugurado, a 5 de Agosto de 2012, um monumento com o busto a D. Arquimínio Rodrigues da Costa, oferecido pela Junta de Freguesia de São Mateus, em nome de todos os habitantes daquela localidade, o qual foi colocado no adro do Santuário do Bom Jesus, terra natal deste ilustre prelado.

Sem comentários:

Enviar um comentário