Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2016

Willem van der Haegen na ilha de S. Jorge Arquipélago dos Açores


Willem van der Haegen (Bruges, 1430  — Topo, São Jorge, 1510) foi um nobre, empreendedor e explorador flamengo, pioneiro no povoamento do arquipélago dos Açores. Em português tornou-se conhecido por Guilherme da Silveira (outra variante seria Guilherme Vanderaga).

Segundo James H. Guill no livro "A history of the Azores Islands" (volume 5, página 140) , van der Haegen era neto de João, Duque da Borgonha, que em 1470, desembarcou na Ilha do Faial a convite de Joss van Hurtere, seu primeiro capitão do donatário.
Liderando uma segunda vaga de povoadores, leva consigo sua família e familiares, mestres de mais variados ofícios. Sentindo posteriormente alguma má vontade e rivalidade por parte de Hurtere, decide abandonar a ilha. Van der Haegen fixa-se em Quatro Ribeiras, na Ilha Terceira, fazendo sua lavoura de trigo e cultivo de pastel (Isactis Tinctoria Lin.), antes produzido na Picardia e na Normandia, que exportava para a Flandres. Indo a Lisboa, encontra-se com D. Maria de Vilhena, viúva de D. Fernão Teles de Meneses e tutora de Rui Teles, seu filho. Esta cede os direitos de exploração da ilha em troca do pagamento dos direitos sobre as Ilhas das Floreiras - nome por que eram então conhecidas as ilhas das Flores e do Corvo.

Por volta de 1478, van der Haegen ter-se-á fixado na Ilha das Flores, no sítio denominado Ribeira da Cruz. Devido ao isolamento das demais ilhas e dificuldades nas comunicações, a exploração agrícola da ilha não era aliciante dada a dificuldade em exportar. Decide então abandonar a ilha, retornando para a Ilha Terceira, e desta para a Ilha de São Jorge onde se fixou definitivamente no sítio do Topo. Viveu com tanta abundância que somente de dízimo da seara que cultivava, segundo diz Gaspar Frutuoso, pagava cada ano 50 a 60 moios (Livro 6.º das Saudades da Terra). Morreu em 1510, estando sepultado na ermida anexa a Solar dos Tiagos, na vila do Topo, hoje em ruínas.
O apelido flamengo Haag que significa bosque, acabou por ser vertido em português por Silveira. Uma variação fonética de seu nome é Guilherme Vanderaga.

As famílias com o apelido Silveira nos Açores, regra geral, descendem do flamengo Willem van der Haegen. Os seus descendentes espalharam-se por todas as ilhas dos Açores, embora na ilha Graciosa surja outro ramo onde os Silveiras ali estabelecidos constituem um ramo dos Silveiras do continente português.

Sem comentários:

Enviar um comentário