Páginas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Fernando Machado Soares e o fado de Coimbra




Fernando Machado Soares  nasceu em São Roque da ilha do Pico Açores a  3 de Setembro de 1930  e faleceu em  Almada a 7 de dezembro de 2014. Foi um poeta, cantor, intérprete e compositor no âmbito da Canção de Coimbra, jurista e juiz jubilado, mais conhecido pela sua Balada da Despedida do 6.º ano Médico (1958), intitulada "Coimbra tem mais encanto".

Era descendente do último Capitão-Mor das Lajes do Pico. Licenciou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, nos anos 50.

Participou no filme Rapsódia Portuguesa.



Após ter concluído o curso superior, suspendeu durante alguns anos a sua actividade artística. Porém, acompanhou o Orfeão Académico de Coimbra aos Estados Unidos (1962), onde cantou com êxito em Nova York (Lincoln Center), Boston, Chicago e Atlanta. Participou ainda num programa televisivo da NBC.

Autor de diversos temas célebres, entre eles a "Balada da Despedida do 6º Ano Médico" (1958); co-autoria de Francisco Bandeira Mateus.



Fernando Machado Soares, que foi juiz-conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, recebeu em 2006 o Prémio Tributo Amália Rodrigues “pela excelência da carreira artística e dedicação aos outros”.

Morreu aos 84 anos em Almada, cidade onde se realizou o funeral.



Sem comentários:

Enviar um comentário