Páginas

domingo, 24 de novembro de 2019

Artur Rodrigues foi o primeiro a dar a El-Rei a nova da descoberta da Índia

Há 520 anos, o terceirense Artur Rodrigues foi o primeiro a dar a El-Rei a nova da descoberta da Índia.

Vários historiadores indicam datas diferentes assinalando a chegada a Lisboa dos navios que regressavam da descoberta do caminho marítimo para a Índia.

Gaspar Correia dá o dia 18 de Setembro
; mas afirma, nas suas «Lendas da Índia», que foi Artur Rodrigues, da Terceira, que primeiro se apresentou a el-rei. Stanley e Ayalla dão preferência a este livro entre quantos da Índia falam. Conta Gaspar Correia:

«Estava el-rei em Sintra quando chegou um Artur Rodrigues, casado na Ilha Terceira, o qual tinha de seu um caravelão prestes para ir ao Algarve, e vendo entrar as naus se fez à vela, passou por elas, e, perguntando donde vinham, lhe responderam: Vem da Índia! Ao que logo se fez na volta de Lisboa, onde chegou em 4 dias e entrou em Cascais e se meteu numa barquinha que ia para terra. Chegando a Sintra, à uma hora da noite, se foi a el-rei que vinha assentar-se à mesa para cear. Artur Rodrigues tomou a mão a el-rei e a beijou, dizendo: Senhor, beijei a mão a V. A. por a grande mercê que me fará por tão grande boa nova que lhe trago (narra o sucedido). O que el-rei não pode acabar de ouvir e se foi logo à capela que está dentro do paço, onde fez oração e deu muitos louvores a N. S. por tão grande mercê que lhe fizera».

Na história destes acontecimentos, a obra de Gaspar Correia, «Lendas da Índia», leva vantagem a quantas sobre eles escreveram, pela minudência com que relata os factos que soube recolher.

In Gervásio Lima, Breviário Açoreano, p. 286, Angra do Heroísmo, Tip. Editora Andrade, 1935.

Sem comentários:

Enviar um comentário