Páginas

domingo, 26 de novembro de 2017

Elvino Sousa

Elvino Sousa nasceu a 28 de Dezembro de 1956, na ilha Graciosa, Açores. Emigrou para o Canadá com apenas 13 anos.

É licenciado em Ciências da Engenharia (1980) e mestrado em Engenharia Eléctrica (1982), na Universidade de Toronto. Em 1985,obteve o doutoramento em Engenharia Eléctrica (telecomunicações) na Universidade do Sul da Califórnia.
É professor do departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores da Universidade de Toronto, desde 1996.
Actualmente, as suas investigações concentram-se nas áreas de comunicações de banda larga, sistemas que utilizam antenas inteligentes, rádio cognitivo, redes sem-fio auto-configuráveis, infraestruturas autónomas para redes sem-fio, redes cognitivas e novas estratégias para uso do espectro em redes de comunicações públicas.

Ao longo dos últimos 25 anos, tem desenvolvido vários projectos na área das comunicações móveis e orientado mais de 50 teses de mestrado e doutoramento, cujos alunos, actualmente, são líderes nos sectores industrial e académico.


Foi responsável e fundador da rede wireless da Universidade de Toronto. Ao longo dos anos, tem-se envolvido em vários painéis de avaliação de Projectos na área das telecomunicações, tendo inclusive sido presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em Portugal.
Publicou artigos nas principais revistas (transações técnicas) da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), e participou nas em conferências internacionais na área de comunicações móveis (ICC, Globecom, WCNC, PIMRC, VTC).
Recebeu o prémio Queen Elizabeth II Golden Jubilee Medal, atribuído pelo Governo do Canadá pela relevante contribuição prestada a este país.

É conselheiro do projecto da “Rede Prestige Azores.

Sem comentários:

Enviar um comentário