Páginas

sábado, 23 de setembro de 2017

Alfredo da Silva Sampaio

Alfredo da Silva Sampaio (Angra do Heroísmo, 19 de Setembro de 1872 — Angra do Heroísmo, 21 de Novembro de 1918) foi um médico açoriano que se notabilizou como naturalista e fundador do primeiro posto de observação meteorológica na ilha Terceira. Publicou uma vasta obra sobre a história, a geografia e a história natural da Terceira.
Bacharel em medicina e cirurgia formado pela Universidade de Coimbra em 1888, foi guarda-mor da estação de saúde de Angra do Heroísmo, médico municipal e do Hospital de Santo Espírito da mesma cidade. Foi professor provisório do Liceu Nacional também de Angra do Heroísmo e eminente historiador que muito contribuiu para o conhecimento da História dos Açores.
Foi estudante muito distinto, regressando à Terceira em 1888. Foi guarda-mor da estação de saúde de Angra, médico do partido municipal e do Hospital de Santo Espírito, director do posto meteorológico e presidente do Montepio Terceirense e um dos maiores contribuintes do concelho.

Redigiu, sobre um plano esquissado pelo seu pai, a obra Memória sobre a Ilha Terceira, editada em Angra do Heroísmo no ano de 1904. Foi sócio efectivo da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, sócio honorário da Academia Físico-Química Italiana e presidente da assembleia geral da Sociedade Protectora dos Animais da Ilha Terceira.
Escreveu também a peça de usos e costumes Processo da Moda, dezenas de vezes representada no Teatro Angrense, e a revista Cosmorama.

Morreu vítima do contágio no combate à peste.

Sem comentários:

Enviar um comentário