Páginas

domingo, 31 de julho de 2016

Vasco Gil Sodré está na origem de boa parte das famílias da ilha da Graciosa Arquipélago dos Açores


Vasco Gil Sodré (Montemor-o-Novo, ca. 1450 — Santa Cruz da Graciosa, ca. 1500) foi um navegador português e um dos primeiros povoadores da ilha Graciosa. Embora tenha tentado obter o cargo de capitão do donatário na ilha, não o conseguiu. Está na origem de boa parte das famílias graciosenses.
Natural de Montemor-o-Novo , filho de Gil Sodré, neto de John de Sudley, de ascendência nobre inglesa , aportuguesado para João de Sodré, em que Sodré é corruptela do locativo inglês Sudeley ou Sudley. Este John Sudley seria por sua vez descendente do nobre inglês William le Boteler, bem como de Ralph de Hereford (e por conseqüência de Eduardo, o Confessor) por linhagem materna, o que explica a comunalidade de armas usadas na Inglaterra e em Portugal pelas famílias Boteler (Butler) e Sodré .
Vasco Gil Sodré terá sido casado duas vezes: a primeira com Iria Vaz do Couto, irmã de Duarte Barreto do Couto, que foi o primeiro capitão do donatário na Graciosa; e a segunda com Beatriz Gonçalves da Silva, que foi quem o acompanhou na sua ida para aquela ilha. Não se conhece o fim da primeira mulher, nem se houve geração.
Esta Beatriz Gonçalves da Silva é apontada por Gaspar Frutuoso como sendo Beatriz Gonçalves de Bectaforte, natural do castelo de Bectaforte de Inglaterra, o que é seguramente confusão com uma das antepassadas de Vasco Gil Sodré  . Deste casamento tiveram Diogo Vaz Sodré, Fernão Vaz Sodré, Mécia Vaz, Leonor Vaz e Inês Vaz, e outros, num total de 10 filhos, tronco da maioria das primeiras famílias que povoaram a ilha Graciosa .

Duarte Barreto do Couto, irmão da primeira mulher de Vasco Gil Sodré, era casado com Antónia Sodré, o que fazia dos dois homens duplamente cunhados. Embora sejam escassas as evidências documentais, Duarte Barreto do Couto, mais conhecido por Duarte Barreto, fidalgo do Algarve, foi capitão do donatário na parte sul da ilha, no território que depois corresponderia ao hoje extinto concelho da Praia da Graciosa.

1 comentário:

  1. Parabéns pelo vosso excelente trabalho! Certa vez li no blog de Sérgio Sodré que ele não acredita que a origem dos Sodré seja inglesa. Segundo ele, "Duarte Sodré, o alcaide-mor e comendador de Tomar, é a figura desta família que primeiro se destacou, pois foi ele quem recebeu autorização régia para constituir um morgado hereditário, mercê de 23 de Agosto de 1486, com a obrigação da utilização do brasão e do apelido Sodré pelos seus sucessores no mesmo.
    Na sua lápide tumular, pós-25 de Agosto de 1500, está escrito "que descende e vem da linhagem da casa do Sodrea que é casa de grandes senhores do Reino de Inglaterra"; contudo, não se logra encontrar vestígio de tal casa em Inglaterra e, antes, no seu testamento de 29 de Fevereiro de 1496, Duarte Sodré nada diz sobre essa casa nem sobre qualquer origem inglesa da seu nome. Antes fala "de minha alcunha e apelido de Sodré" e que o seu sucessor "se chame sempre da dita alcunha de Sodré"." Por isso creio que os exames de Dna ancestral podem ajudar bastante a comprovar a origem de tal linhagem.

    ResponderEliminar