Páginas

sábado, 10 de outubro de 2015

Tom Hanks bisneto de Açorianos


Tom Hanks, nome artístico de Thomas Jeffrey Hanks, nasceu a 9 de Julho de 1956, em Concord, Califórnia - EUA.
Os seus ancestrais paternos vieram de Inglaterra. Ambos os avós maternos, apesar de terem nascido na Califórnia, eram descendentes de açorianos.
Estudou na Skyline High School (Oakland, Califórnia), Chabot College (Hayward, California) e California State University (Sacramento).
Iniciou a sua carreira no teatro e depois no cinema, estreando-se no filme de terror «Trilha de Corpos». O seu primeiro sucesso aconteceu em 1984, com a comédia romântica «A Sereia.»
É um dos mais famosos atores norte americanos, tendo obtido um Óscar para melhor actor em dois anos consecutivos, nomeadamente, em 1993 com o filme “Filadélfia” e em 1994 com “Forrest Gump."

É membro da International Thespian Society. Em 1995 foi eleito o “Melhor Actor”, pelos leitores da revista “US.”Em 1999, nas comemorações do Dia dos Veteranos, foi-lhe atribuída a “Distinguished Public Service Award.” Em agosto de 2009, foi eleito vice-presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, entidade responsável pela entrega de óscares.  É o narrador de um documentário realizado por David Guggenheim sobre Barack Obama, desde a sua chegada à Casa Branca em 2009. O trailer, de aproximadamente dois minutos, pode ser visto no Youtube.   Vive dividido entre o Pacific Palisades, em Malibu, Califórnia, e Ketchum, no estado de Idaho.
É detentor de variadíssimos prémios obtidos ao longo da sua relevante carreira cinematográfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário