Páginas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Maria Manuela Freitas Bairos

A diplomata Maria Manuela Freitas Bairos, de 52 anos de idade, foi nomeada cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque. A indicação para aquele que é o 3.º posto diplomático mais importante nos EUA, a seguir à embaixada em Washington, DC e à missão permanente junto da ONU, foi oficializada dia 1 de Dezembro do Diário da República – em decreto do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Bairros, natural de Vila Porto, ilha de Santa Maria, Açores, é ministra plenipotenciária de 2ª classe, já ocupou funções idênticas em Boston (onde desempenhou um papel dinâmico junto das comunidades) e foi número 2 na embaixada em Paris, quando à cabeça da mesma esteve Seixas da Costa.

O consulado de Portugal em Nova Iorque, que passou a escritório consular no âmbito de uma reestruturação diplomática operada pelo actual governo, mantém-se em funcionamento sem cônsul geral desde a saída do embaixador Alexandre de Almeida Fernandes, em Setembro de 2008; a sua condução está a cargo da chefe de chancelaria Teresa Costa .

Após ter ocupado espaço durante alguns anos no 590 da 5ª Avenida, o consulado está agora no 2 da Hammarskjold Plaza, entre as ruas 47 e 48, na Segunda Avenida.

A nova cônsul geral fez os seus estudos secundários na Horta, Açores, frequentou o Lycée Camille Guérin, em França, e licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, entre 2007 e 2008. Obteve mais tarde um mestrado em Administração Pública na Kennedy School of Government da Harvard University, em Boston, entre 2003 e 2004.

Depois de ter sido advogada estagiária, interrompeu a actividade para se juntar em 1987 aos quadros diplomáticos do MNE.

Enquanto cônsul-geral em Boston, Manuela Bairos desencadeou o Boston Portuguese Festival, uma montra anual do país nas suas mais variadas vertentes.
 A diplomata é casada e mãe de duas filhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário