Páginas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Dr. Viriato Garrett


Dr. Viriato Garrett [1913-1994]


Médico e filantropo. Cirurgião notável, inovador e percursor, responsável pela introdução de novas técnicas cirúrgicas em Portugal.
Viriato Machado da Costa Garrett. Nasceu em Mafra e faleceu em Angra do Heroísmo. Estudou em Coimbra, onde fez estudos secundários e onde se licenciou em Medicina e Cirurgia. Chegou à ilha Terceira como militar, durante a II Guerra Mundial; aqui casou e fixou residência.
Embora cirurgião, empenhou-se no combate específico a diversas doenças, entre as quais as infantis, promoveu a vacinação e empenhou-se na difusão da medicina preventiva como medicina social.
Médico militar na Força Aérea, onde atingiu o posto de tenente-coronel, aproveitou os contactos que lhe eram proporcionados para trabalhar com médicos ingleses e americanos e adquirir novos conhecimentos e novas técnicas. A sua actividade havia de o conduzir da cirurgia geral à urológica, à cirurgia ortopédica e traumatológica e à cirurgia plástica, para tratamento e enxerto de queimados, conhecimentos que usou no tratamento dos grandes feridos evacuados da guerra colonial.
Em Portugal, foi o primeiro médico a executar a artroplastia da anca e o enxerto ósseo posterior da tíbia.
Filantropo, operava gratuitamente sempre que os pacientes não tinham possibilidade de pagar e, trabalhador incansável, chegou a executar 450 operações num só ano, muitas das quais de longa duração.
Numa época em que os congressos médicos eram ainda pouco frequentados por portugueses, deslocava-se amiúde ao estrangeiro, para neles participar e actualizar conhecimentos.
Era membro activo das mais prestigiadas associações internacionais de cirurgiões.
Foi agraciado com diversas condecorações portuguesas e estrangeiras.
O seu espólio, constituído por documentação e fotografias, foi doado pela família à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo.

1 comentário:

  1. Soldado Paraquedista, da Força Aérea Portuguesa, fui mobilizado para a Província, Portuguesa da Guiné, em Agosto de 1968, cheguei a Bissau, base Aérea de Bissalanca em Setembro do mesmo ano, fui ferido em combate em Novembro, evacuado para Hospital Militar de Bissau, (HM 243), penso eu. Onde sofri amputação da perna direita, fui evacuado para Lisboa e, direto para o Hospital Militar da Terra Chã onde fui tratado pelo Dr. Garret, a quem devo Eterna gratidão por tudo que por mim, naqueles dias de desgraça coletiva que foi a guerra colonial.
    Bem haja Dr. Garret, que Deus o tenha á sua guarda.

    ResponderEliminar