Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2022

Um dos primeiros povoadores da ilha Terceira Açores

 


João Leonardes, O Velho - Foi um dos primeiros povoadores da ilha Terceira, integrou o grupo capitaneado por Jácome de Bruges, procedente

da ilha da Madeira, segundo Drummond.

Era proprietário das terras das Contendas  na Vila de S. Sebastião.

A baía das Contendas localiza-se na Vila de São Sebastião, concelho de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, nos Açores.

Integra uma das zonas de protecção especial para aves selvagem formada pela Ponta das Contendas, por esta baía e pela Baía das Mós, incluindo o Ilhéu da Mina e a falésia para ambos os lados das duas baías.

Trata-se de uma baía dotada de uma importante área protegida cujo aceso é bastante fácil tanto por terra como por mar. É formada por fundos marinhos de escoadas lávicas de natureza basáltica e traquibasáltica que se encontram parcialmente recobertos por formações sedimentares quaternárias, mais recentes do tipo calhaus rolados e blocos de granulometria heterogénea e ainda por areias. Nesta baía encontra-se ainda o ilhéu da Mina que forma ele próprio um habitat ao dar abrigo a uma grande variedade de fauna marítima.

As escoadas lávicas e os blocos de maior tamanho apresentam cavidades resultantes da intensa erosão marinha, permitindo um tipo de fundo com clareiras de areia, blocos de pedra de calhaus rolados pequenos e médias dimensões, grutas pequenas, rochas dispersas em fundo de areia e apresenta uma profundidade média da ordem dos 15 metros.


Este local é muito utilizado para fazer mergulho de observação com ou sem escafandro, tanto nocturno como diurno.

A Reserva Natural da Baía das Contendas destina-se a dar protecção às aves selvagens, tanto às aves dos Açores como às aves migratórias.




Sem comentários:

Enviar um comentário