Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Hélder Fragueiro Antunes

Filho de Armando Manuel Marques Antunes, de Torres Novas, e Carolina de Vasconcelos da Terra Fragueiro (Horta, Faial, 02 de Fevereiro de 1937 - São José, Califórnia, 26 de Janeiro de 2014), Hélder Manuel da Terra Fragueiro Marques Antunes nasceu no dia 6 de Julho de 1963, na freguesia da Nossa Senhora da Conceição, Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. Membro da família Bettencourt, é descendente dos primeiros povoadores dos Açores, como Willem van der Haegen e Joss de Utra, do nobre francês Jean de Bettencourt,  e de D. Afonso Henriques e parente distante de Ernesto Hintze Ribeiro, primeiro-ministro do sec. XIX. É primo do político Miguel Frasquilho.
Passou os primeiros anos de sua vida na Base das Lajes da Força Aérea, onde seus pais e grande parte da sua família trabalhou na Força Aérea Portuguesa.  Em 1967, a família mudou-se para Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, quando o pai foi a trabalhar para SATA Air Açores. A família permaneceu na ilha até 1975, quando os eventos seguintes da Revolução dos Cravos, juntamente com outros factores, motivou-os a emigrar para Rhode Island nos Estados Unidos.

A família viveu em Rhode Island até 1984, quando a família se mudou para São José, Califórnia, quando o pai foi oferecida uma posição na Lockheed Martin, onde viria a trabalhar no telescópio
espacial Hubble.
Fragueiro Antunes começou a sua carreira em automobilismo em 1983, pouco depois de sua família chegar na Califórnia. Em 1987, participou várias vezes no Nevada Open Road Challenge e no Silver State Classic, considerado por Guinness World Records como a corrida de rua mais rápida do mundo.  No início de sua carreira Antunes, frequentou Sonoma Raceway e Leguna Seca Raceway.  Ao longo dos anos, ocupou várias vezes posição no Top 3 do Pony Express 100.

Durante seu tempo como piloto, também desenhou alguns dos primeiros sistemas de aquisição de dados para carros de corrida.
Fragueiro Antunes iniciou a sua carreira na indústria de alta tecnologia de Silicon Valley, na Grid Systems Corporation como um engenheiro de suporte. Após Grid Systems, foi trabalhar na Plus Development e dois anos depois mudou-se para Computer Associates, onde liderou o CA-SuperProject. Seguindo CA, trabalhou para NetManage, como Diretor de Engenharia, até deixar a empresa para a Cisco Systems.
Juntamente com o programa do INOV Contacto, também formou um programa semelhante em conjunto com a Governo Regional dos Açores,  que trabalha exclusivamente com estudantes de universidades açorianas e hospeda-los na Cisco Systems, em São José, Califórnia.
Ao lado de seu sócio da Pereira Ventures, Armando Pereira, ajuda muito na colaboração das empresas açorianas com firmas de capital de risco de Silicon Valley.

Salientou a importância da criação dum lóbi dos Açores, afirmando que o criação dum "lóbi formal com a estrutura que permita receber ideias inovadoras de Portugal para depois as lançar globalmente no mercado mundial."
É conselheiro da Rede Prestige Açores, uma rede de açorianos notáveis ​​hospedada pelo Governo dos Açores com a intenção de desenvolvimento e disseminação do conhecimento para o benefício dos Açores.
Em 2012 foi incluído numa lista, compilada pelo Governo Regional dos Açores, das pessoas mais "notáveis ​​dos Açores".

Sem comentários:

Enviar um comentário