Páginas

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Ernest Jeffrey Moniz


Ernest Jeffrey Moniz nasceu a 22 de Dezembro de 1944, em Fall River, Massachussetts, nos Estados Unidos da América. É descendente de pais açorianos, oriundos da ilha de São Miguel. No âmbito da sua formação académica, a física teórica nuclear, destaca-se como área principal de pesquisa.

A 28 de Outubro de 1997, foi destacado pelo Senado dos EUA como subsecretário do Departamento de Energia. No âmbito destas funções, assessoria o secretário e, supervisionava a pesquisa do DOE em várias áreas, nomeadamente, as energias fóssil, renováveis, nuclear, a ciência e tecnologia, a gestão ambiental e de resíduos radioactivos.

Supervisionou igualment
e o sistema nacional de laboratórios e programas de segurança nacional, tendo sido também responsável pela revisão completa do programa nuclear.
Antes de ingressar no DOE, foi professor de Física e Chefe do Departamento de Física no Massachusetts Institute of Technology (MIT), tendo sido responsável pelos programas educacionais daquele departamento. Foi director associado de Ciência do Gabinete de Política Científica e Tecnológica, cargo para o qual foi nomeado, em Junho de 1995, pelo Presidente Clinton.

Integrou o corpo docente do MIT em 1973 e foi director da Linear Accelerator Center Bates, em 1983.

Trabalhou em várias universidades, laboratórios nacionais, associações profissionais e órgãos do governo, onde desempenhou funções consultivas.

Obteve um bacharelato em física, no Boston College em 1966, e um doutoramento em física teórica na Universidade de Stanford, em 1971. Com uma bolsa de pós-doutorado da National Science Foundation, realizou pesquisas no Centro d\'Etudes de Saclay Nucleaires em Gif-sur-Yvette, França, e na Universidade da Pensilvânia, de 1971 a 1973. Fez um doutoramento honorário na Universidade de Atenas, em 1997. É membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência, da Fundação Humboldt e da American Physical Society.
É assessor de Ciência e Tecnologia do Conselho do Presidente Obama.
Actualmente, é director do Laboratório de Energia e Meio Ambiente do MIT e da MIT Energy Initiative.
Pela sua visão e liderança na área da simulação científica avançada, foi distinguido com o Seymour Cray HPCC Industry Recognition Award.

No dia 4 de Março de 2013 foi nomeado Secretário da Energia por Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos da América.

Sem comentários:

Enviar um comentário