Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Álvaro Martins Homem fundador da cidade de Angra do Heroísmo ilha Terceira Açores


Álvaro Martins Homem (? — Praia, c. 1482) foi um explorador português do século XV, segundo capitão do donatário da ilha Terceira, nos Açores. Foi o fundador da vila de Angra, actual cidade de Angra do Heroísmo.
Navegador, terá viajado extensamente pelo Oceano Atlântico e acompanhado João Vaz Corte-Real numa expedição conjunta com escandinavos às costas da Gronelândia e da Terra Nova ou Terra do Bacalhau, antes de 1472 ou 1473.
Foi o segundo capitão do donatário na ilha Terceira, sucedendo a Jácome de Bruges, desaparecido em condições misteriosas. Exerceu o cargo desde 1474 até 1483, tendo-lhe seguido Antão Martins Homem, seu filho.
Foi casado com Inês Martins Cardoso, filha de Martim Anes Cardoso, fidalgo da Casa dos Infantes, e veio a falecer por volta de 1482 na então vila da Praia.
Foi fidalgo da Casa da Infanta D. Beatriz de Portugal, mãe do Duque de Viseu, D. Diogo, Duque de Beja e de Viseu, Donatário por carta da dita Infanta, com data de 17 de Fevereiro de 1474, a seu mando foi construído na margem da ribeira de Angra, para sua residência, o Paço ou Castelo dos Moinhos.
Foram seus irmãos Heitor Álvares Homem, falecido em 1528 e que um ano antes de morrer, em 1527, mandou edificar a Ermida de Nossa Senhora da Ajuda, no lugar que actualmente corresponde à freguesia da Vila Nova, casado com D. Beatriz Afonso Columbreiro; João Vaz Homem, que casou com D. Catarina ou Francisca da Costa; e João Álvares Homem que casou duas vezes, a primeira D. Ana Luiz da Costa e a segunda com Isabel Valadão.

Sem comentários:

Enviar um comentário