Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2016

Escritor Joel Neto


Escritor e jornalista, Joel Neto nasceu no dia 3 de Março de 1974, na Terra Chã, Angra do Heroísmo, ilha Terceira – Açores.
Nos primeiros anos de vida, frequentou a Escola Primária da Terra Chã e o ciclo preparatório Ciprião de Figueiredo, tendo, mais tarde, concluído o ensino secundário na Escola Jerónimo Emiliano de Andrade.
Em 1989, iniciou a sua carreira no jornalismo, como colaborador do “Diário Insular”, em Angra do Heroísmo.
Em 1992, mudou-se para Lisboa onde frequentou o Curso de Relações Internacionais, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Como jornalista, Joel Neto trabalhou em quase todos os media nacionais. Foi editor dos jornais “Record” (1995-2000) e “24 horas” (2000-2001), e da revista “Focus” (2001-2002); e Chefe de Redação do jornal “Correio da Manhã” (2002-2003). Trabalhou também para órgãos de comunicação social como os jornais “O Jogo” e “Diário de Notícias”, os canais de televisão “Sporttv”, “Eurosport” e “RTP Açores”, as rádios “Clube de Angra”, “TSF” ou “RDP África”, e nas revistas “Golfe Magazine” ou “Golf Digest”, entre outros.
Em 2000, publicou o seu primeiro livro, um romance intitulado “O Terceiro Servo”. Dois anos mais tarde, lançou “O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002), adotado como obra de leitura obrigatória pela Universidade dos Açores. Em 2003, lançou o livro de crónicas “Al-Jazeera, Meu Amor”. No ano seguinte lançou a biografia “José Mourinho, o Vencedor”. Em 2007, publicou “Todos Nascemos Benfiquistas, Mas Depois Alguns Crescem”, um conjunto de crónicas sobre futebol.
Em 2008, foi o autor de “A Equipa de Todos Nós”, primeiro volume da obra colectiva “Crónica de Ouro do Futebol Português”. Em 2011, lançou uma selecção das suas melhores crónicas no livro “Banda Sonora Para Um Regresso a Casa”. No mesmo ano editou a “Bíblia do Golfe”, uma introdução panorâmica para quem se está a iniciar na modalidade.
2012, marcou o regresso do escritor à ficção, com a publicação, no mês de Abril, de “Os Sítios sem Resposta”, o seu novo romance.

As suas obras, devido ao seu grande sucesso, encontram-se traduzidas em inglês e polaco e representadas em antologias em Espanha, Itália e Brasil.
Participou, em 2005, na iniciativa"Travessias - Encontro de Escritores Atlânticos", evento realizado nas cidades brasileiras de Florianópolis - Santa Catarina e Porto Alegre –Rio Grande do Sul, apoiado pela Direcção Regional das Comunidades, do Governo dos Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário