Páginas

terça-feira, 14 de abril de 2020

Francisco Caetano Tomás


 Francisco Caetano Tomás  nasceu no Lajedo, Lajes das Flores  Ilha das Flores   a  12 de Setembro de 1924  e faleceu  em  Angra, Ilha Terceira a  25 de Janeiro de 2018. Foi um cónego e Monsenhor da Diocese de Angra  que se destacou no campo do aconselhamento psico-social no âmbito da acção pastoral católica. Embora seja por vezes referido como "psicólogo", não detém curso superior em Psicologia nem está inscrito na Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Monsenhor Caetano Tomás, como é mais conhecido, completou os seus estudos iniciais no Seminário Episcopal de Angra, na ilha Terceira, tendo de seguida estudado em Roma, de 1947 a 1954, na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde se licenciou em Teologia e Filosofia. Fez também alguns cursos de Matemática, Física e Métodos Científicos na Universidade de Roma.
Regressou aos Açores em 1954, fixando-se em Angra do Heroísmo, onde iniciou a sua carreira de docente no Seminário Episcopal de Angra.
Foi também docente, de Psicologia, na Escola do Magistério Primário de Angra do Heroísmo e na Escola Superior de Enfermagem daquela cidade  hoje instituições integradas na Universidade dos Açores.

Para além da sua actividade docente, destacou-se na introdução do aconselhamento psico-social, especialmente em matérias matrimoniais e de família, no âmbito da acção pastoral da Igreja Católica Romana, no âmbito da qual foi nomeado cónego da Sé Catedral de Angra e distinguido com o título eclesiástico de monsenhor.
Nesse mesmo campo, sempre no contexto das suas funções eclesiais, participou em múltiplos programas sobre Psicologia na rádio e na televisão , e realizou acções de formação nessas matérias para docentes dos ensinos básico e secundário e para o público em geral.
Desde 1980 que é o principal orientador dos "Cursos de Preparação para o Matrimónio", obrigatórios para os nubentes que pretendam casar no rito católico na Diocese de Angra, assumindo nessa matéria as orientações emanadas da Igreja Católica, o que lhe terá valido a reputação de sexista.
Foi director do jornal ergoterápico O Irresponsável, da Casa de Saúde de São Rafael, em Angra do Heroísmo.

Faleceu no dia 25 de Janeiro de 2018 no Hospital de Santo Espírito em Angra do Heroísmo. Contava com 93 anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário