Páginas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Francisco Dias do Carvalhal

Francisco Dias do Carvalhal foi o depositário em Angra, actual cidade de Angra do Heroísmo dos cofres de ouro da casa real, que vinham da índia e de São Jorge da Mina, Estado Português da Índia e África. Em Angra do Heroísmo exerceu também os cargos de juiz ordinário e vereador da Câmara (Câmara Municipal de Angra do Heroísmo).

Os descendentes desta família nos Açores, são, uns, de Francisco Dias do Carvalhal, e, outros, de seu irmão Gonçalo Dias do Carvalhal, os quais passaram à ilha Terceira no 2.° quartel do século XVI, no seu regresso da índia, onde militaram alguns anos. Eram conhecidos pelos “Cavaleiros” por serem condecorados com uma das ordens militares do reino.

Segundo Francisco Ferreira Drummond, pertenciam à antiga família Carvalhal, que teve seu assento em Guimarães, no Casal de Carvalhal, freguesia de Santa Marinha da Costa (Guimarães). Casal, este que passou a pertencer à casa de Vila Pouca de Aguiar.
O solar desta família, na dita ilha Terceira era a Casa de Vale de Linhares, com Capela sob a invocação da Divina Pastora, na freguesia de São Bento (Angra do Heroísmo).

Francisco Dias do Carvalhal, foi durante muitos anos depositário, em Angra do Heroísmo dos cofres de ouro da casa real, que vinham da índia e Mina. Na dita cidade exerceu também os cargos de juiz ordinário e vereador da câmara, em cuja qualidade assinou a carta que esta corporação dirigiu a el-rei de França, Henrique III de França em 6 de Junho de 1581, manifestando-lhe o seu reconhecimento pelo modo benigno como acolheu o António I de Portugal, prior do Crato, e pedindo-lhe ao mesmo tempo que o auxiliasse até que ele pudesse ser restituído ao reino e posto a salvamento dos seus adversários. Casou em 1533 na ilha Terceira, com Catarina Alvares Neto de que nasceram:

1 - João Dias do Carvalhal, Maria Borges Abarca

2 - Manuel do Carvalhal.

3 - Diogo do Carvalhal.

4 - Isabel do Carvalhal, que faleceu a 18 de Março de 1575 tendo casado com Fernão Vaz Rodovalho.

5 - Francisca Neto do Carvalhal, mulher de Manuel Pacheco de Lima.



Sem comentários:

Enviar um comentário