Teotónio Machado Pires nasceu na freguesia da Terra Chã ilha Terceira a 7 de Novembro de 1902 e faleceu em Angra do Heroísmo a 2 de Abril de 1993.Foi um político e jurista açoriano.
Entre outras funções, foi chefe da secretaria da Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo, deputado pela União Nacional à Assembleia Nacional do Estado Novo e governador civil do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo (de 1959 a 1973). Foi sócio fundador do Instituto Histórico da Ilha Terceira, tendo presidido àquela instituição entre 1958 e 1960. Notabilizou-se na assistência aos sinistrados da crise sísmica dos Rosais, razão pela qual a vila de Velas e a freguesia dos Rosais o lembram na sua toponímia. Também a vila de Santa Cruz da Graciosa e a freguesia da Terra Chã têm arruamentos com o seu nome.
Presidiu também à Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, à Comissão Regional de Turismo de Angra do Heroísmo e à direcção do Montepio Terceirense. Foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique a 15 de Junho de 1962 e Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo a 31 de Maio de 1973.
Foi pai do Prof. Doutor António Manuel Bettencourt Machado Pires, professor catedrático de literatura e cultura portuguesa e durante muitos anos reitor da Universidade dos Açores e Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública a 23 de Agosto de 1988.
Sem comentários:
Enviar um comentário