Iracema Silvina Cármen Furtado de Sousa nasceu a 19 de Janeiro de 1877, na cidade da Horta, ilha do Faial. Foi educada em Lisboa, onde recebeu aulas de piano, pintura, dactilografia, dança, além de outras disciplinas básicas. Desde cedo se destacaram os seus dotes literários, com especial propensão para a poesia. Silvina aprendia com facilidade e interesse.
No Salão de Teatro Éden, houve récitas, levaram-se à cena muitas peças de teatro e projetaram-se filmes da época. Também neste salão se realizavam saraus públicos e particulares, com fins culturais.
D. Silvina também fez parte da «Orquestra Simaria», que ganhou grande fama na Horta e que tinha como maestro o célebre músico e compositor Francisco Xavier Simaria. Em outras orquestras era a própria D. Silvina que regia.
A vontade de divulgar a cultura, fez com que, em 1918, Silvina de Sousa tenha sido a principal impulsionadora da criação do Colégio Insulano, onde eram ensinadas várias disciplinas como Português, Línguas, Literatura Inglesa e Francesa, Música, Piano, Dança, Canto, Harmónio, Pintura e Lavores de todo o género. Ainda eram ministrados o 1.º e o 2.º graus da Instrução Primária.
Além de ter sido uma grande impulsionadora da cultura, esta senhora foi a primeira mulher açoriana a empregar-se numa instituição bancária, no chamado «Banco Fayal», em 1926.
Sem comentários:
Enviar um comentário