Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

D. Afonso VI na ilha Terceira Açores

 


Há 350 anos, desembarca, na cidade de Angra, D. Afonso VI, a quem roubaram trono e mulher.

Aproaram à baía de Angra, no dia 17 de Junho, três fragatas e uma caravela, portuguesas, sem comunicarem com a terra. No dia seguinte fundearam na bacia da cidade e só no dia 20 desembarcaram em terra alguns oficiais a conferenciar com as autoridades locais, sabendo-se que a bordo estava el-rei, prisioneiro e desterrado, indo recolher-se no Castelo de São João Baptista.


Após combinação necessária e cautelosa, desembarcou Afonso VI, sendo saudado com as salvas do estilo, repiques de sinos nas paróquias e conventos e todas as mais demonstrações de respeito devidas ao rei. A população da ilha enchia as ruas da cidade e toda a guarnição do Castelo estava em armas.


Apenas pôs pé em terra Sua Magestade entrou para uma liteira que o aguardava, seguindo logo para a fortaleza com o comandante da armada e titulares que o acompanhavam. À porta do presídio foi esperado como rei, assim como tratado foi durante o tempo da sua permanência na ilha.



O povo recebeu, contristado, esta resolução do Regente, lamentando o procedimento do irmão, contudo soube manter-se sem um distúrbio, sem uma manifesta reprovação.


No dia 24 de Agosto de 1674, era o rei conduzido ao Porto Novo, por quatro fidalgos, e a bordo duma esquadra seguiu para o continente.


Ainda hoje se observa, no local onde o rei passeava demoradamente, as pedras gastas pelos seus passos, assinalando o sítio onde tanto amargurou.



Sem comentários:

Enviar um comentário