Páginas

domingo, 16 de abril de 2023

Armando da Cunha Narciso

 



Nasceu na freguesia da Urzelina, concelho das Velas, ilha de São Jorge. Foi médico, hidrologista, investigador e escritor.


Foi um dos maiores peritos em termalismo na sua época, defendendo a criação da disciplina de hidrologia médica nos cursos de Medicina e o estudo sistemático, utilizando os métodos de investigação científica, dos efeitos das águas termais sobre a saúde, matéria sobre a qual publicou uma vasta obra.


Licenciou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 1917. Dois anos depois, obteve o grau de doutor em Medicina Sanitária e Hidrologia e especialidade em Medicina Interna.


Foi professor do Instituto de Hidrologia e Climatologia e assistente na Faculdade de Medicina de Lisboa e médico do Hospital Universitário de Santa Marta.


Empreendeu o estudo científico e a divulgação das aplicações sanitárias das águas termais, campo em que foi pioneiro e alcançou prestígio internacional. Foi também pioneiro da promoção do turismo em Portugal.


Fundou e dirigiu a revista Clínica, Higiene e Hidrologia (1935), tendo publicado cerca de 150 artigos sobre medicina, hidrologia, climatologia e turismo, alguns dos quais foram consideráveis notáveis comunicações científicas.



Sem comentários:

Enviar um comentário