quinta-feira, 28 de dezembro de 2017
Quem foi Agostinho de Monte Alverne na ilha de São Miguel Açores
Frei Agostinho de Monte Alverne. (Ribeira Grande, 1629? — Ribeira Grande, 1726?), frequentemente grafado como Agostinho de Mont'Alverne ou Agostinho de Montalverne, foi um religioso da Ordem dos Frades Menores e historiador açoriano.
Natural da então vila da Ribeira Grande, viveu e trabalhou na ilha de São Miguel, no Convento e Igreja de São Francisco da sua vila natal.
É autor da obra "Crónicas da Província de S. João Evangelista das Ilhas dos Açores", uma das principais referências da historiografia açoriana. Escrita até 1695, conservou-se inédita por quase três séculos. A primeira edição da obra, em três volumes, ocorreu de 1960 a 1962. O manuscrito encontra-se actualmente na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
Nesta obra, diferentemente de Gaspar Frutuoso que nas "Saudades da Terra" aborda aspectos naturais (geológicos, topográficos, orográficos, fauna e flora), históricos e humanos (demografia, património, cultura) da Macaronésia, Monte Alverne restringe-se aos Açores, abandonando a perspectiva ultramarina e centrando-se na temática eclesiástica e religiosa, colorindo-a com traços miraculosos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário