Páginas

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Caetano Valadão Serpa


Caetano Valadão Serpa nasceu na freguesia da Fajã Grande, Concelho das Lajes, ilha das Flores. Em 1960, obteve o bacharelato em Filosofia, no Seminário Maior de Angra do Heroísmo. Dois anos mais tarde, realizou o mestrado em História, na Gregorian Pontifical University, em Roma, Itália. Em 1965, obteve um mestrado em Educação, Ética e Teologia pela Lateran Pontifical University, também em Roma. Em 1974, fez o doutoramento em História Moderna Europeia, novamente pela Gregorian Pontifical University.

Dedicou quase a totalidade da sua vida profissional ao ensino, tendo iniciado a sua carreira de professor no Seminário de Angra do Heroísmo e no Colégio de Santo Cristo, em Ponta Delgada. Nos Estados Unidos da América foi professor no Ringe & Latin School e no Cambridge College, supervisor de Terapia Expressiva na Lesley University, supervisor de Mediação Escolar e Aconselhamento na Harvard University e University of Massachusetts. Actualmente, é professor de Língua e Cultura Portuguesas na University of Massachusetts, cargo que ocupa desde 2004.

Paralelamente ao seu percurso profissional, Caetano Valadão Serpa marcou presença em vários colóquios e encontros, tendo proferido numerosas conferências de temática histórica, psicológica e literária, nos Estados Unidos da América, Portugal, Canadá e Brasil.


É também autor de várias publicações, entre elas os livros “Uma pessoa só é pouca Gente”, “Gente sem nome”, “GUIOMAR”, “A gente dos Açores” e a “A Emigração Açoriana”. O seu livro “A gente dos Açores” foi um dos três primeiros livros de Língua Portuguesa seleccionado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América a ser traduzido para braille.

Em 2010, foi distinguido com o Portuguese Language Award. Em 2003, recebeu o Portuguese World Language Award – Prémio Língua e Cultura, da Luso-American Education Foundation. É Membro Honorário do Clube Luís Camões.

Em 2003, participou no I Encontro de Escritores Açoriano da Diáspora, evento promovido pela Direcção Regional das Comunidades.

É Conselheiro do projecto "Rede Prestige Azores".

Sem comentários:

Enviar um comentário