Henrique da Silva Fontes nasceu em Itajaí a 15 de Março de 1885 e faleceu em Florianópolis a 22 de Março de 1966. Foi um advogado, educador e político Brasileiro.
Filho do comerciante e industrial Manuel Antônio Fontes, natural de Horta, Ilha do Faial Açores , e de Ana da Silva Fontes, natural do Estreito quando este pertencia a São José. Irmão do Cônego Tomás Fontes. Seu filho, Paulo de Tarso da Luz Fontes, foi prefeito de Florianópolis.
Em 1910, passou a residir em Florianópolis, lecionando no então Gynasio Catharinense (atual Colégio Catarinense). Foi bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, em 1927. Tornou-se juiz federal e desembargador. Foi secretário da Fazenda, Viação, Obras Públicas e Agricultura no governo Adolfo Konder.
Henrique da Silva Fontes foi o fundador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, atualmente Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, além de ter sido o idealizador da Cidade Universitária da UFSC na Trindade, em Florianópolis.
Foi membro fundador da cadeira 18 na Academia Catarinense de Letras, da qual é patrono João Silveira de Sousa.
Morreu em 22 de Março de 1966 no Hospital de Caridade, em Florianópolis. Foi sepultado no Cemitério São Francisco de Assis.
Sem comentários:
Enviar um comentário